segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Há sempre alguém que a gente sabe que não importa quanto tempo passe, quantos outros podemos amar, quanto mundo ainda há pra conhecer, nunca vai deixar de habitar o "está escrito" que existe em nós. Há pessoas que, não importa aonde a gente vá, sempre vai querer voltar.

domingo, 29 de setembro de 2013

Duvide.

Se eu pudesse dar apenas um conselho  pra qualquer pessoa que eu e importo, seria esse: duvide. Duvide dos próprios gostos, da existência de Deus, da verdade do Cristianismo ou de qualquer religião ou política. Duvide dos próprios sentimentos, pensamentos, de tudo que ler. Duvide de tudo que já está construído em você e no mundo. Duvide da eficácia das coisas, de quem você mais confia. Só quem duvida experimenta e se constrói de verdade, com a própria verdade e não com a interpretação de mundo dos outros. Duvide, inclusive, do meu conselho sobre duvidar. Duvide.

sábado, 7 de setembro de 2013

Renan

Descer as cachoeiras do Sana "reconhecendo o território" e planejando como seria a vida caso morássemos por um ano no peito do pombo. Detalhe por detalhe, comida, casa, livros, caças. É, eu sou feliz.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Porque as pessoas valem à pena

Não to lá na melhor fase da minha vida. A verdade é que parte do tempo eu quero explodir a cabeça de muita gente, parte do tempo eu quero explodir a minha própria cabeça e na outra parte, tento respirar fundo e esquecer esse lance de explosões. Acontece que hoje, em uma dessas conversas/conselhos que meu namorado tem tido comigo, ele me disse "imagina quando os negros vieram pro Brasil pra ser escravizados, como eles sofriam. Aí eles decidiram se rebelar e fugir, imagina quantos morreram nessa fuga, quantos passaram fome, quantos se perderam na floresta de um país que não conhecia por tentar mudar a própria condição. Você consegue imaginar o quão desesperador foi? O quanto eles sofreram e tiveram medo e pensaram em desistir? Daí surgiram os quilombos e eles enfim puderam ter um pouco de paz, melhores condições de viver e ser felizes. Eles mudaram toda a história de grande parte dos brasileiros, porque tiveram coragem de mudar, de arriscar pra tentar resolver. Consegue entender onde quero chegar? O que você deve fazer com a sua vida? E mais, o quanto eles fizeram pra mudar a vida de todo mundo e não só a deles?". Na hora eu fingir não dar importância, fiquei quieta olhando a janela, como se nada daquilo tivesse a ver comigo. Mas já parou pra pensar como seria a sua vida se aqueles escravos não tivessem coragem pra sair do lugar e ter a vida que gostaria ou poderiam ter? Se eles não tivessem feito o melhor que podiam do que fizeram com ele?
Aí aconteceu outra: eu tava estressadíssima e precisava conversar com alguém. E assim eu derramei todos os meus problemas em uma das minhas melhores amigas. Fiquei horas falando de mim, do quanto eu tava mal. E ela, pacientemente, leu palavra por palavra e aconselhou cada uma delas, mesmo estando em seu trabalho. Rebateu meus argumentos infantis e me disponibilizou um pouco da sua força. Foi só no final da conversa, quando finalmente me acalmei e perguntei como ela estava que descobri que essa provavelmente seja a pior semana de sua vida, que ela tá arrasada da vida. E ela deixou isso tudo de lado, a dor dela, ela mesma, pra me ouvir por horas, pra me aconselhar, pra tentar me entender e me fazer enxergar o melhor caminho. Quantas pessoas no mundo são capazes de deixar o próprio problema de lado pra te ajudar no seu, sem serem pagas pra isso?
Tudo isso me faz acreditar nas pessoas, me faz ter fé na vida. Cansei de ver 20 e tantas imagens de pessoas que vão me fazer ter fé na humanidade novamente, vídeos de incentivo e tudo mais. Mas é muito bom saber que não é só coisa de comercial otimista, as pessoas valem à pena, a vida vale à pena e a gente tem sim motivos e pessoas que nos fazem ter vontade de levantar da cama todos os dias, mesmo que às vezes não consigamos enxergar.
O problema com o amor é que a gente perde a hora de dizer adeus.