quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Carta aberta para minha mãe


Foi outro dia, lendo um texto pra um seminário na faculdade, que me peguei pensando em você. Claro, o texto falava sobre a relação mãe e filha, dissertava que quando a menina brinca de boneca na infância, é uma forma de imitar as coisas boas que a mãe faz com ela e, em contrapartida, critica o comportamento da mãe tratando a boneca da maneira que gostaria que a mãe lhe tratasse. Bem, eu brinquei de boneca até os 10 anos (sou da época em que as crianças tinham infância de verdade) e, lendo isso, me dei conta de que foi justamente quando comecei a escrever cartas por vontade própria, foi que deixei a boneca de lado.
São alguns anos tentando demonstrar em palavras todo amor que sinto, tentando te mostrar o tamanho do meu orgulho por poder dizer: "essa é minha mãe!". Você, sem dúvida, foi a pessoa com quem mais aprendi na vida, a que mais amo (e o papai também, sem ciúme!). Foi com você que dividi meu medo de cair da escada caracol da casa da sua amiga e hoje, é com você que eu divido o mesmo medo, mas agora, o medo é de cair tropeçando nos meus próprios passos. Quero te agradecer por ter tido tanta paciência comigo, em todas as minhas fases: com a criança hiperativa, a pré-adolescente dramática, a adolescente escandalosa, a adulta intensa. Quero agradecer por ter permanecido ao meu lado mesmo quando, em uma briga, eu te mandava ir embora, por nunca ter desistido quando os problemas que eu apresentava eram maiores que as soluções possíveis, por termos a liberdade de falar qualquer coisa uma pra outra. Por ter girado o mundo de cabeça pra baixo pra me ver feliz, por dar o melhor de si, mesmo quando ele estava comprometido. Por nunca ter passado a mão na minha cabeça, sempre ter falado as verdades que eu não queria ouvir mesmo sabendo que eu podia te odiar por isso. Obrigada por sairmos de cada turbilhão que é essa nossa vida de mãos dadas, como eu sempre digo "ainda bem que a gente tem a gente".
Hoje, olho pra mim e pro quanto eu cresci, me assusta não ser mais a criancinha que chora e manda chamar a mãe, não poder ir deitar na sua cama quando fico gripada ou te chamar no meio da noite porque comi demais e to enjoada, me assusta não poder tomar café da tarde e almoçar com você, não ter você pra me chamar 5 vezes até eu acordar pra aula. Andar com as próprias pernas não é fácil, entretanto, se faço isso com a tranquilidade que apresento, é graças a você que sempre me apoiou, que sempre me incentivou a ser independente, que sempre me deu suporte, que sempre esteve ao meu lado, mesmo longe, que me ensinou o que eu hoje levo como mantra "quem ama, liberta".
Quero levar a nossa relação como exemplo sempre, somos mãe e filha quando devemos ser (lembrando que às vezes o papel é invertido, te coloco no colo e te dou bronca enquanto você faz pirraça), por ser minha melhor amiga quando devia ser melhor amiga, por ser o meu maior exemplo, o meu maior orgulho, o meu maior laço com que eu realmente sou.
São vidas atrás de vida atravessando nossos limites de amor, são vidas atrás de vida nos suportando e nos dando suporte. E hoje, se eu puder ser como alguém quando crescer, quero ser como você, a mulher que me ensinou que não importa o tamanho da imperfeição que nos acometa, sempre podemos melhorar, sempre devemos querer o melhor sem nunca nos importamos com opiniões alheias, estando bem apenas com a nossa consciência.
Espero que agora você entenda porque eu faço tanta questão que hoje você coloque seu melhor vestido, vista seu melhor sorriso, faça seu melhor bolo de chocolate (chocolate sim porque eu quero comer no final de semana!), ilumine o dia de todo mundo com a sua energia e continue sendo sempre a mulher mais especial do mundo.
Te amo pra sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário